Compartilhando conteúdo

Como compartilhar conteúdo sobre R, utilizando R?

R-Ladies
RMarkdown
Autor

Beatriz Milz

Data de Publicação

24 de junho de 2019

Atualização da página

No último final de semana, utilizei algumas horas para reformular essa página. Eu utilizava o tema Academic, porém queria algo mais simples, então mudei para o Lithium. Além disso, também habilitei os comentários com o Disqus, habilitei o Google Analytics e também resolvi testar o Netlify (que aliás achei incrível).

Durante esse processo, algumas dificuldades apareceram… Também lembrei da primeira vez que criei uma página com o blogdown, onde graças à muitos conteúdos online eu consegui colocar no ar depois de várias mensagens de erro.

Conteúdos online

Os conteúdos online, que muitas pessoas disponibilizaram através de posts em blog, livros, documentação, dúvidas no Stackoverflow, me ajudaram muito a conseguir entender como funcionava o processo de criar uma página com o blogdown. Esses conteúdos foram essenciais também para entender como deixar esse site disponível online utilizando o Github (lembrando que a minha formação é em Gestão Ambiental). Porém a maior parte desse conteúdo estava disponibilizado em inglês: foram poucos os materiais que encontrei em português.

Lembrei também da conversa que tive rapidamente no mês passado com a Julia, co-organizadora do R-Ladies Niterói, onde disse que seria interessante que ela disponibilizasse online as palestras que ela já fez, para que outras pessoas consigam consultar e aprender com o conteúdo.

Se você está em dúvida se deve compartilhar conteúdo na internet, eu indico a palestra (em inglês) do David Robinson na rstudio::conf 2019, chamada “The unreasonable effectiveness of public work”.

As formas de compartilhar conteúdo apontadas por David são: escrever um post em um blog, escrever um tweet, contribuir com projetos open source, dar palestras, gravar a tela enquanto faz alguma análise de dados e disponibilizar o vídeo, e escrever um livro sobre o assunto.

Nessa palestra, David diz que se você der a mesma dica/conselho três vezes, escreva um post em um blog, assim muitas pessoas conseguem acessar esse conteúdo.

Compartilhando conteúdo sobre R e utilizando R

Por isso, pretendo fazer alguns posts em português com algumas dicas sobre como compartilhar conteúdo na internet, utilizando R. Não é segredo que eu sou fã dos pacotes criados pelo Yihui Xie, então os temas que pretendo abordar são:

  • Criar seu currículo com R, usando o pacote pagedown;

  • Criar uma página/blog com R, usando o pacote blogdown.

  • Criar apresentações com R, usando o pacote xaringan - lembrando que existe uma apresentação sobre esse assunto disponível aqui. O Bruno Lucian se interessou em compartilhar esse conteúdo no blog Dados Aleatórios, então quando estiver disponível eu colocarei o link para o post aqui também.

Git e Github

Para o compartilhar conteúdo, é interessante também utilizar git e Github. Mas considerando que nesse tema já existe bastante conteúdo em português, por enquanto vou focar nas ferramentas com R, que tem menos conteúdo disponível nessa língua.

O post do William Oliveira, chamado Plano para estudar Git e GitHub enquanto aprende programação, me ajudou bastante a entender como começar a usar o git. Nesse post ele utiliza o terminal, e para algumas pessoas que estão iniciando essa abordagem pode ser um pouco intimidadora.

Outra opção para quem está iniciando é utilizar o Github Desktop. Acredito que é uma interface amigável para quem está aprendendo como funciona o git.